Novas instalações do Iesp vão garantir melhor desempenho profissional dos agentes de segurança pública

Novas instalações do Iesp vão garantir melhor desempenho profissional dos agentes de segurança pública

2 de fevereiro de 2021 0 By adminiesp

Entre outros serviços, obra consiste na reconstrução da quadra poliesportiva que, agora, terá arquibancada, além da construção de um Dojô, para artes marciais.

A nova obra do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), órgão que compõe a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), beneficiará os profissionais de segurança pública do estado do Pará que lá são formados e capacitados, incluindo os policiais civis e militares, agentes do Departamento de Trânsito, bombeiro militar, profissionais do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e também de organismos municipais.

A obra consiste na reconstrução da quadra poliesportiva que, agora, passará a contar com arquibancada, além da construção de um Dojô, local onde se pratica artes marciais. Haverá também a construção de vestiário masculino e feminino. Os serviços foram iniciadas no dia 11 de janeiro com previsão de entrega para o próximo mês de maio. O valor do investimento é de mais de R$ 500 mil obtidos por meio do Fundo Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (FESPDS).

De acordo com o diretor do Iesp, coronel Antônio Bentes, esta é a primeira obra em 21 anos de funcionamento do instituto. “A revitalização da quadra é muito importante já que é um equipamento utilizado no curso para treinamento. A que tínhamos foi entregue na época que entregaram o Iesp, mais ou menos em 2000. Ela estava toda descascada há muitos anos, apesar de ser um equipamento essencial, não tinha condições de ser utilizada. Então, é um grande avanço para nós, pois agora nosso efetivo terá seu ginásio, com área coberta e boa iluminação. Já tivemos diversas reformas, porém essa é a primeira obra realizada em todos esses anos”, destacou.

O Instituto não possuía um Dojô. As principais atividades de artes marciais voltadas para condicionamento físico, defesa pessoal e outras eram realizadas por muito tempo onde foi o refeitório para o público administrativo. Com a nova obra, os agentes poderão fazer treinamentos de forma segura e em um local adequado.

Instituto – Criado pela Lei n° 6.257, o Iesp possui gestão acadêmica própria, autonomia didática, científica e disciplinar para formar profissionais por meio de estudo, ensino e aprendizagem, objetivando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, e capacitando agentes para a prestação de serviços de segurança.

Compõem o instituto as academias de Bombeiros Militar (ABM), de Polícia Militar (APM) e de Polícia Civil (Acadepol).

Por Aline Saavedra (SEGUP).