Segup realiza palestra sobre capacitação em instituições públicas, no II Encontro de Guardas Municipais

Segup realiza palestra sobre capacitação em instituições públicas, no II Encontro de Guardas Municipais

16 de novembro de 2021 0 By Mike Barros

Integrantes da Guarda Municipal de todo o Estado participaram, nesta quarta-feira (27), do II Encontro das Guardas Municipais, realizado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup). Pela manhã, foram realizadas palestras sobre vários temas de interesse da categoria. Entre elas, a mesa “Formação, ensino e capacitação das Instituições Municipais de Segurança Pública”, ministrada pelo diretor do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp/Segup), Cel BM Antonio Bentes.

O evento, de iniciativa do Governo do Estado, teve como objetivo a destacar importância do ofício das guardas civis municipais na segurança pública dos municípios e a nível de estado. Na mesa, foram destacados cursos de capacitação para os servidores, a nível superior, profissional e complementares realizados pelo Iesp. 

Para o secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado, os cursos ofertados são importantes para fortalecer o laço entres às forças de segurança e os órgãos fiscalizadores, pois a guarda municipal representa um pilar indispensável da segurança pública pelo seu contato direto com a população.

“Nós fizemos ano passado o nosso primeiro encontro de guardas municipais do estado do Pará. Hoje está sendo feito o segundo, ou seja, só existiu encontro de guardas municipais na nossa gestão.  Demandas de capacitação, de equipamento, de estreitamento de relações, que nós trabalhamos uma a uma, em conjunto. Hoje nós podemos demonstrar aqui que somente no IESP, nós temos pelo menos cinco cursos aprovados exclusivamente para guardas municipais e agentes de trânsito”, destacou o secretário.

O Cel Antonio Bentes diz que, até o fim do ano, aproximadamente oito cursos serão ofertados aos profissionais da Guarda Municipal e outros profissionais da segurança pública. “Esta oportunidade é um fomento direto do Governo do Estado e foi direcionado inicialmente para os profissionais de guarda”.

Os cursos são variados, com modalidades específicas para a segurança pública, como pós graduação, especialização em docência do ensino superior, e capacitação. A coordenadoria de ensino diz que a maioria destes provém de um convênio entre o município e a Secretaria de Segurança Pública, e que estão previstos, no ano de 2022, doze novos cursos.

“Todos esses são cursos com fomento feito para 2022. Nós temos modalidades como Tecnologia em Segurança Pública, que foram quase 230 vagas ofertadas. Firmamos, além da parceria com o município, convênio com instituições como Segen (Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública), com o objetivo de padronizar e tornar acessível estes cursos de formação”, completa o Coronel.

Processo Seletivo

Ainda na palestra, o diretor do Instituto deu a notícia de que haverá um novo processo seletivo, ainda sem data definida, para profissionais da segurança que estejam interessados na capacitação.  “Anunciaremos, até o fim do ano, 224 novas vagas de curso de graduação, e de modalidade presencial. Através de instituições como Segen, Seopi (Secretaria de Operações Integrada), Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), e Ministério da Justiça e Segurança Pública”, adiantou o coronel Bentes.

Por Aline Saavedra (SEGUP)