IESP ENCERRA ANO LETIVO COM SOLENIDADE DE FORMATURA DO CSPBM E CAO 2021

22 de dezembro de 2021 0 Por Jonatas Lopes

O Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP) encerrou o ano letivo de 2021 , realizando na última sexta-feira (17 de dezembro), a solenidade de formatura do Curso Superior de Polícia e Bombeiros Militar – CSPBM/2021 – Especialização em Gestão Estratégica em Defesa Social com 103 concluintes, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO BM 2021 – Especialização em Gestão de unidade bombeiro militar com ênfase em defesa civil e do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais PM 2021 – Especialização em segurança pública com 42 concluintes.
A solenidade, realizada no auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia da Universidade do Estado do Pará, contou com participação do Sr. Ualame Machado – Secretário de Estado de Segurança Pública que presidiu a solenidade, CEL QOBM Antonio Bentes da Silva Filho – Diretor do IESP, Prof. Clay Anderson Nunes Chagas – Reitor da Universidade do Estado do Pará, CEL QOBM Hayman Apolo Gomes de Souza, Cel QOPM Marcelo Ronald Botelho, Delegada Daniela Monteiro – Delegada Geral Adjunta da Polícia Civil e Profª Eliane de Castro Coutinho – Diretora do CCNT/UEPA, além de alunos dos cursos, professores, corpo técnico do Instituto e convidados.

Durante a solenidade, os três primeiros colocados da turma do CSPBM 2021 receberam menção especial na entrega dos certificados. Em primeiro lugar ficou o TCEL QOPM Marcelo André da Costa Ferreira, da Polícia Militar do Pará que também foi condecorado com a Medalha “General Ferreira Coelho, dedicação ao estudo” uma rosa heráldica, seguido pela Delegada Karina Correia Figueiredo e terceiro lugar foi conquistado pelo Delegado Rodrigo Galende Marques de Carvalho, ambos da PCPA.

Igualmente, receberam seus certificados na solenidade os primeiros colocados do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais 2021. 1º Colocado foi o Cap QOBM Alex dos Santos Lacerda que foi condecorado com a Medalha “Coronel Francisco Feliciano Barbosa, Dedicação ao Estudo” uma Rosa Heráldica, seguido pela Cap QOBM Renata de Aviz Batista e na 3ª colocação a CAP QOBM Isis Kelma Figueiredo de Araújo, todos do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.

Também foram homenageados os docentes destaques dos cursos. CEL QOBM Helton Charles Araújo Morais, CEL PM R/R Ruy Celso Lobato dos Santos e TCEL QOBM Willian Rogério Souza da Silva do CAO 2021. CEL QOPM Fernando Alberto Bilóia da Silva, CEL PM R/R Mário Alfredo Solano e Prof. Dr. João Márcio Palheta da Silva do CSPBM 2021.

Ainda foram citados os trabalhos de conclusão de curso que mais se destacaram em termos de produção acadêmica em ambos os cursos, que foram os trabalhos dos alunos Cap BM Renata de Aviz Batista , CAP BM Isis Kelma Figueiredo de Araújo e CAP BM Rodrigo Martins do Vale. (CAO BM) ; TEN CEL PM Isaque Costa Rodrigues, TEN CEL BM Alyne Giselle Camelo Louzeiro e DPC Rodrigo Galende Marques de Carvalho ( CSPBM).

O Diretor do IESP, CEL BM Bentes, em seu discurso: “Agradeceu aos Gestores do SIEDS, a SEGUP, aos professores e aos servidores do IESP, por não medirem esforços para que isso fosse possível quanto a realização dos cursos, a direção do CCNT da UEPA pela parceria na celebração do convênio que possibilitou dentre outros avanços o aproimoramento da pesquisa , pois 14 alunos concluintes do CSPBM 2021 que foram aprovados no Mestrado da UEPA/CCNT/PPGTEC, irão galgar um degrau a mais no seu nível acadêmico como pesquisadores e docentes do IESP”.
OS CURSOS – O Curso Superior de Polícia e Bombeiros Militar 2021 – Especialização em Gestão Estratégica e Defesa Social – CSPMBM , teve início no dia 23/03/2021, que objetivou oferecer elementos conceituais de gestão estratégica, possibilitando a pesquisa e a reflexão acerca das ferramentas e aprimoramento da gestão, para elaboração e implementação de ações de políticas públicas, foi realizado pelo Instituto de Ensino De Segurança do Pará – IESP, no período de 10 meses, com carga horária total de 440 horas aulas, e contou com a participação de 44 (quarenta e quatro) oficiais superiores da Polícia Militar do Pará, 08 (oito) do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, 02 (dois) da Polícia Militar do Amapá, e 49 (quarenta e nove) Delegados da Polícia Civil do Pará, perfazendo um total de 103 (cento e três) concluintes.
O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais 2021 CAO BM – Especialização em Gestão de unidade bombeiro militar com ênfase em defesa civil e do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais PM 2021 – Especialização em segurança pública, iniciou no dia 23/03/2021, contou com carga horária total de 420 (quatrocentas e vinte) horas aulas, concluídas em dez meses. O CAO BM objetivou capacitar oficiais intermediários para a execução das operações administrativas e legais de defesa civil, conforme os princípios e os objetivos da política nacional de proteção e defesa civil e desenvolver competências e habilidades para a prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação aos danos e impactos provocados pelos desastres, de origem tecnológica ou natural. Assim como o CAO PM objetivou proporcionar a reflexão teórica, em nível gerencial, com enfoque no planejamento tático-operacional, permitindo a integração das diversas instituições envolvidas, favorecendo a reflexão acerca da administração e resolução dos problemas que envolvem o campo da segurança pública e a defesa social. O curso contou com a participação de 36 (trinta e seis) oficiais intermediários do Corpo de Bombeiro Militar Pará, 05 (cinco) oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão e 01 (um) oficial da Polícia Militar do Pará, perfazendo um total de 42 (quarenta e dois) concluintes.

Matéria feita por: Fábio Wendell