IESP  REALIZA  CERIMÔNIA  ALUSIVA  AOS SEUS 23 ANOS DE CRIAÇÃO

IESP REALIZA CERIMÔNIA ALUSIVA AOS SEUS 23 ANOS DE CRIAÇÃO

2 de dezembro de 2022 0 By Jonatas Lopes

Na manhã da última quarta-feira, 30, o Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), realizou cerimônia alusiva em celebração aos seus 23 anos criação. Durante a solenidade de aniversário, como forma de agradecimento e reconhecimento, foram entregues diplomas e medalhas às personalidades que prestaram assinados serviços ao instituto.
O evento contou com a presença do DPC Carlos André Viana (Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social em Exercício ) que presidiu a cerimônia, CEL PM Marco Sirotheau (Secretário de Estado Administração Penitenciária do Pará), CEL BM Antonio Bentes (Diretor do IESP), CEL QOBM Jayme Benjó (Subcomandante Geral do CBMPA), DPC Daniela Sousa de Oliveira (Delegada Geral Adjunta da Polícia Civil ), DPC Raimundo Benassuly (Corregedor Geral da Polícia Civil), CEL PM Albernando Monteiro (Chefe do Departamento-Geral de Educação e Cultura da PMPA), além dos servidores do Instituto , professores e convidados.

Foram condecorados com a ” MEDALHA DO MÉRITO DO ENSINO INTEGRADO DE SEGURANÇA” por terem prestado assinados serviços ao IESP o DPC Carlos André Viana (ano de 2021), CEL PM Marco Sirotheau , CEL BM Jayme Benjó , DPC Daniela Souza de Oliveira , CEL PM Albernando Monteiro , DPC Raimundo Benassuly , CEL QOPM Ophir Mufarrej e o TEN CEL PM José Galdino (Ano 2022).

O CEL BM Roberto Pamplona da Silva , CEL PM Armando Gonçalves , CEL PM R/R Janderson Viana , DPC Renata Gurgel , DPC Arthur do Rosário, Insp.GMA Renata Risuenho , IPC Afonso Rodrigues,IPC José Roberto Barra Braga , Sra. Roberta Meireles , Marcel Almeida de Oliveira, Hermínio Calvinho, 3° SGT PM Roalde Gualberto e a Sra. Walena Lopes, receberam o “DIPLOMA AMIGO DO IESP” concedido pelas determinantes contribuições a instituição.

O CEL BM Antonio Bentes da Silva Filho, diretor do IESP, destacou a evolução acadêmica do Instituto ao longo desses 23 anos. “Graças ao profissionalismo e dedicação de todos os agentes de Segurança Pública que estiveram compondo as fileiras ao longo desse período, seguimos prosperando. Podemos dizer que somos um case de sucesso no Sistema de Segurança Pública. O nosso desafio, a partir de agora, é discutir sobre o que ainda pode ser melhorado. Hoje, conseguimos transformar alguns sonhos em realidade, como por exemplo, o de oferecer uma outra graduação que não é apenas um CFO PMBM, diante disso, foi autorizado o Curso de Graduação Superior de Tecnologia em Segurança Pública, na modalidade EAD, que é destinado para todos os agentes de Segurança Pública do Estado e dos Municípios.

Em nível de Pós Graduação, o Instituto oferece vários cursos lato sensu (especializações) com destaque para o Curso de Docência do Ensino Superior em Segurança Pública além de uma novidade para 2023, que é passar a oferecer três turmas de Especialização em Segurança Pública.

Também é importante frisar sobre o acordo de cooperação técnica que conseguimos fechar com a Universidade do Estado do Pará (UEPA), que nos possibilitou oferecer o Curso de Mestrado em Tecnologia, Sustentabilidade e Meio Ambiente no contexto da defesa social. A primeira turma está finalizando a integralização dos créditos das disciplinas”, concluiu.

O IESP é um órgão de atuação especial, criado pela LEI N°6.257 de 17 de Novembro de 1999, subordinado diretamente ao Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará. Possui gestão acadêmica própria, autonomia didática, científica e disciplinar. Desde a sua criação, tem como missão formar e capacitar profissionais voltados á área de segurança pública no estado.É no instituto que se inicia a Segurança Pública no Estado. O IESP é o local onde se fomentam as políticas públicas de segurança que, posteriormente, serão destinadas aos órgãos competentes.