IESP FORMA 32 SERVIDORES EM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR EM SEGURANÇA PÚBLICA

21 de dezembro de 2022 0 Por Jonatas Lopes

O Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP) realizou, na manhã da sexta-feira (16), no auditório da instituição, a Solenidade de Formatura do Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior em Segurança Pública.
A cerimonia foi presidida pelo Sr. Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social Ualame Fialho Machado e contou com a presença do CEL BM Antonio Bentes (Diretor do IESP), CEL BM Jayme de Aviz Benjó (Comandante Geral do CBMPA, em exercício), DPC Daniela Sousa de Oliveira (Delegada Geral Adjunta da Polícia Civil), CEL PM Albernando Monteiro da Silva (Chefe do Departamento-Geral de Educação e Cultura da PMPA), Sr. Joel Monteiro Ribeiro (Inspetor Geral da Guarda Municipal de Belém). A solenidade ainda contou com a participação de professores, corpo técnico do IESP e convidados.
Concluíram o curso 32 servidores, integrantes dos órgãos de Segurança Pública do Estado, bem como, de instituições parceiras: SEGUP/IESP (2), SEAP (2), PCPA (2), PMPA (5), CBMPA (7), DETRAN (2) e Polícia Científica (2), além das Guardas Municipais de Belém (1), Ananindeua (1), Igarapé-Mirí (2), Bragança (2), Marabá (1), Parauapebas (1) e a UEPA (2).

Além disso, foram homenageados pelo excelente desempenho profissional na atuação como docentes do curso a TEN CEL PM Simone Franceska Pinheiro da Chagas, MAJ PM R/R João Francisco Garcia Reis e SUB TEN BM R/R Fábio Wendell Lima da luz.

Também, receberam certificados os concluintes que apresentaram as cinco melhores produções acadêmicas do curso: Edna Maria Fonseca Torres (UEPA), Paulo Roberto Pinto Bentes (Perito Criminal – PCE), Melina de Fátima Aviz da Silveira (Inspetora – GM Bragança), 2° TEN PM Fábio José Lopes Sampaio e a CB BM Odete Mesquita de Andrade.

Durante a solenidade os três primeiros colocados da turma receberam menção especial na entrega dos certificados de conclusão. Em primeiro lugar ficou o Sr. João Moreira Gonçalves Neto da Universidade do Estado do Pará, o segundo lugar foi o 3º SGT BM Matheus da Conceição Moraes e a terceira colocada foi a Srª Tuane Sarmento da Silva pertencente a SEAP.

Ao final da cerimonia foi prestado um minuto de silencio em razão do falecimento do primeiro Diretor do Instituto o DPC José Carlos Sampaio Reis.
O curso foi realizado pelo Instituto de Ensino de Ensino de Segurança do Pará (IESP), no período de 21/03 á 16/12, sendo composto por 13 disciplinas que totalizaram 420 horas aulas e teve como objetivo oferecer elementos conceituais sobre a prática pedagógica docente e de Gestão de Ensino em Segurança Pública , bem como, possibilitar a capacitação continuada interdisciplinar, transdisciplinar e transversal.