CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM SEGURANÇA PÚBLICA – EAD

O  Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública, na modalidade a distância, a ser oferecido pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará – SEGUP, no Instituto de Ensino de Segurança do Pará – IESP, autorizado pela Resolução n° 611/2018 – CEE/PA no dia 27 de Setembro de 2018, publicado no IOEPA n° 33740,  14 de Novembro de 2018. A sociedade atual exige das instituições de segurança pública a formação e qualificação dos seus profissionais, os quais devem ser cada vez mais capacitados para atuarem frente aos conflitos do dia a dia de maneira técnica e norteados pelos princípios éticos e legais na aplicação da lei, respeitando os direitos humanos.

A Educação Profissional e Tecnológica, preconizada pela Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996, é uma modalidade de graduação superior que se concentra em uma área específica do conhecimento. Conforme consta no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação – MEC: O tecnólogo em Segurança Pública é o profissional que atua nas áreas de política, gestão, planejamento e técnicas operacionais no âmbito do sistema de segurança pública, fundamentado nos princípios da cidadania, dos Direitos Humanos e da cultura da Paz, em relação às atividades de prevenção e enfrentamento das conflitualidades contemporâneas. (BRASIL 2010).

O  Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública, visa atender a demanda oriunda das instituições estaduais que integram o sistema de segurança pública do Pará. Espera-se que o Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública possibilite uma construção coletiva na esfera da qualificação policial, pautado pela Matriz Curricular Nacional, difundindo o padrão de excelência para o atendimento às necessidades da sociedade brasileira.

Critérios para distribuição de vagas: 350 Vagas (As vagas foram distribuídas de acordo com o efetivo do Estado, previsto pelo IESP.)

Modalidade de oferta: O curso será ofertado na modalidade EAD

 Mantenedora da IESP Conveniada: Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social

 Base legal:

  • Lei Estadual Nº 6.257 de 17 de novembro de 1999- Criação do IESP
  • Resolução nº 610  de 27 de setembro de 2018/CEE/PA- recredenciamento Institucional  e Reconhecimento de Curso
  • Decreto 9054 de 25 de maio de 2007. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
  • Resolução nº 611 de 27 de setembro de 2018- Autoriza o funcionamento do curso – CEE/PA

Formas de ingresso: O ingresso no Curso ocorre por meio de processo seletivo destinado profissionais efetivos do sistema de segurança pública que sejam egressos do Ensino Médio ou equivalente, observada a legislação vigente, registrada em edital a ser aberto por esta IES.

Carga horária total: A carga horária das disciplinas ofertadas pela Rede EaD-DO IESP é 1.620 horas/aulas, ficando 100 h/a da referida malha destinadas para avaliações presenciais, palestras e orientação do trabalho de conclusão de curso para atividades complementares, totalizando 1.720 h/a.

Integralização: Mínimo de 02( dois) anos e Máximo de 3( três)  anos.

Coordenação : Coordenadoria de Ensino Superior / ces.iesp.pa@gmail.com

 Locais de funcionamento – Polo de Marituba, poderão ser criados polos em Santarém e Marabá