Iesp recebe comissão de avaliação para o recredenciamento do instituto

Submitted by camila.magno on sex, 06/07/2018 - 11:38

O Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp) recebeu a Comissão de Avaliadores Externos do Conselho Estadual de Educação CEE/PA para a visita in loco com o fim de recredenciar o Iesp como Instituição de Ensino Superior (IES) bem como para o reconhecimento dos Cursos de bacharelado em Ciências de Defesa Social, bacharelado em Gestão de Risco Coletivo e Cidadania, e Tecnologia em Segurança Pública presencial e a distância. A avaliação ocorreu nos dias 4 e 5 de julho.

Na ocasião, foram realizadas reuniões com a equipe dos cursos, com integrantes dos corpos docente, discente e o técnico administrativo; foram analisadas as documentações dos cursos; visitaram às instalações físicas do Iesp; foi feito o trabalho interno para o preenchimento do relatório de avaliação; também foram avaliados os documentos relativos ao funcionamento dos órgãos colegiados e de gestão acadêmica e administrativa, bem como aqueles destinados à efetiva implantação e execução das diversas políticas de gestão acadêmicas e administrativa da IES.

A realização de recredenciamento tem como objetivo verificar se a instituição atende aos requisitos necessários para a oferta de um ensino superior de qualidade com condições mínimas estabelecidas para sua inclusão como um IES.

O recredenciamento de IES consiste num ato legal, baseado em processo de avaliação externa da instituição, o qual não só confirma ou nega a sua competência para oferecer cursos em nível superior, mas, inclusive, reafirma ou altera a categoria na qual o estabelecimento se enquadra.

No relatório técnico final da avaliação serão apresentados os pontos a serem melhorados e os pontos positivos e fortes da instituição, além da nota geral que o Instituto, chamada de Conceito Institucional (CI), uma média aritmética de cada eixo, o que consiste na parte de maior relevância na avaliação proposta pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O processo de Credenciamento do Iesp teve início em 2014 através da resolução nº742 do Conselho Estadual de Educação (CEE/PA) onde concede o credenciamento Institucional e autorização dos Cursos de Bacharelado e Curso Tecnológico do Instituto.

A Comissão de avaliação foi composta por Ronilson de Souza Luiz, doutor em Educação da PUC SP; Francisco Aparecido Cordão, pós-graduado em Sociologia da Educação e especializações em Administração Educacional e Supervisão Escolar SP; Maria Beatriz Mandelert Padovani, mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté; Luiz Acácio Centeno Cordeiro, doutor Físico-Química pela UFPA; Wilquerson Felizardo Sandes, doutor em Educação.

iesies

ies