27º ANIVERSÁRIO DA ACADEMIA DE BOMBEIROS MILITAR DO PARÁ

Submitted by sandro.santos on qui, 21/03/2019 - 19:02

A Academia de Bombeiro Militar do Pará "Capitão Antônio Veríssimo Ivo de Abreu" (ABMPA), localizada no Instituto de Ensino de Segurança Pará (IESP), comemorou na manhã de sexta feira, 15 de março, o seu 27° aniversário.

ABM1       ABM1

Criada em 16 de março de 1992 por meio do decreto n° 696, a Escola de Formação de Oficiais (EFO), hoje denominada Academia de Bombeiro Militar do Pará, já formou 572 Oficiais. Em 1999 a ABMPA foi instalada no IESP por ser uma unidade de ensino com gestão própria e autonomia didática que oferece aos militares uma formação qualificada e especializada.

ABM3         ABM4

A solenidade alusiva ao aniversário da academia contou com a presença do Coronel Alexandre da Costa Nascimento, Subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), Tenente Coronel QOBM Antônio Bentes da Silva Filho, Diretor do IESP, Tenente Coronel QOBM Edurdo Celso da Silva Farias, Comandante da ABMPA e militares do CBMPA, Marinha Brasileira, Policia Civil e Militar.

​ABM10       ABM6

Durante a cerimônia foram entregues certificados e premiações pelo Subcomandante do CBMPA, Comandante da ABMPA e Diretor do IESP, na ocasião civís e militares receberam o certificado de "Amigos da ABM" simbolizando o agradecimento da academia ao incentivo dado a formação de oficiais. Foram entregues também as premiações para as equipes vencedoras do Desafio Bombeiro Militar, sendo elas Grupamento Marítimo Fluvial - Gmaf, ABM e 25°GBM – Grupamento de Bombeiros Militar.

ABM7       ABM8

ABM11           ABM12

O comandante da ABMPA, Tenente Coronel QOBM Eduardo Celso, emocionado em seu discurso, proferiu que comemorar e fazer parte dos 27 anos da academia é gratificante. “Hoje, mais do que nunca, é dia de enaltecer todos que fizeram e fazem parte da história de nossa unidade de ensino, tornando-a grande e cumpridora de seu papel na sociedade, contribuindo na melhor formação técnico profissional, bem como de caráter repassada aos nossos alunos”. E acrescentou, “por mais caminhos percorridos, e por todos que aqui passaram e deixaram seu legado. Posso dizer que nesses 27 anos nos vencemos e ajudamos a construir tudo aquilo que chamamos de formação de oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Pará. Parabéns, Academia de Bombeiro que suas sementes continuem dando grandes frutos e que a cada dia possamos ser melhor do que ontem”, finalizou.

ABM8       ABM9

ABM13       ABM14

O Diretor do IESP, Tenente Coronel QOBM Bentes, que já foi integrante da academia durante a sua formação de Bombeiro Militar, falou sobre a importância da unidade de ensino. “Como ex membro da academia ver a importância dela no Brasil inteiro por ter fomentado a capacitação de inúmeros Oficiais do Corpo de Bombeiros que muitos chegaram ao ápice da sua carreira, comandando os corpos de bombeiros do Amapá, Sergipe, Maranhão e Roraima. Esses coronéis já sentaram nos bancos acadêmicos da ABM. Então, veja a importância disso, você formar enquanto um oficial, um Bombeiro Militar que no futuro conduz aquela corporação que hoje representa 98% de aceitação social em todo Brasil”.

ABM15       ABM16       ABM18

A ABMPA, berço da formação de oficiais, atualmente é administrada por uma equipe de profissionais formados por uma pedagoga, praças e oficiais que se empenham na busca pela excelência e qualidade do ensino e da aprendizagem. A academia está formando a sua 14º turma de oficiais, composta por 29 cadetes.

Fotos e Texto: Adrielly Araújo