CFOPM RECEBE ORIENTAÇÕES SOBRE O PROJETO DE TERRITÓRIOS DE PACIFICAÇÃO

 

CFOPM RECEBE ORIENTAÇÕES SOBRE O PROJETO DE TERRITÓRIOS DE PACIFICAÇÃO

 

Alunos do Curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar - APM “Coronel Fontoura”, localizada no Instituto de Ensino de Segurança do Pará – IESP participaram na manhã de sexta-feira, 10, no auditório do IESP de uma palestra sobre o papel da Polícia Militar do Pará durante o desenvolvimento do programa do Governo de territórios de pacificação.

O plano criado na gestão do atual Governo do Estado visa combater a violência e as incidências de crime na cidade, e assim garantir uma melhor qualidade de vida e segurança para os cidadãos. O projeto atua em sete bairros, cinco da cidade de Belém e outros dois na região de Ananindeua e Marituba. A primeira fase do programa pela paz nos territórios iniciou com a chegada da Força Nacional para pacificar as áreas que posteriormente receberá ações policiais e de desenvolvimento social.

Durante o andamento do projeto será feito a intervenção pela polícia militar de forma integrada com as várias Secretarias do Estado, com o intuito de executar o plano de ação de políticas públicas de segurança e políticas sociais que envolvem a criação de oportunidades de trabalho e renda, ampliação da oferta de educação e a participação de moradores locais na cultura esporte e lazer. 

“Nesses locais serão construídos espaços para juventude como praças e centros comunitários. Além disso, o projeto vai oferecer a profissionalização dos trabalhos já realizados naquela área, para assim, gerar emprego para as pessoas daquele bairro. A polícia Militar deve acompanhar e monitorar as atividades do projeto, examinar as estratégias e verificar se tudo aquilo que foi proposto tá sendo realizado”, disse Alejandro Jelvez, coordenador da Secretaria de Articulação e Cidadania – SEAC.

 

No evento estiveram presentes o Cel PM Ronald, Chefe de Estado Maior da PMPA, Cel PM Dumont, Diretor de Ensino e Instrução da PMPA, TCel BM Bentes, Diretor do IESP, TCel PM Adenilson, Comandante da APM, Major PM Moraes, Luciano Oliveira, Assessor do Secretário Adjunto Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social - SEGUP e Drª Sônia Passos, coordenadora da Coordenadoria de Ensino Superior do IESP. 

                                

Por: Adrielly Araújo

 

CFOPM RECEBE ORIENTAÇÕES SOBRE O PROJETO DE TERRITÓRIOS DE PACIFICAÇÃO