Lançamento do Manual de Técnicas de Algemação e ciclo de palestras para a comunidade de Marituba

 

Reunião CONSUP

Servidores do Sistema de Segurança Pública e moradores de Marituba serão beneficiados com os projetos do Instituto de Ensino de Segurança do Pará – IESP para o segundo semestre deste ano. Na tarde de ontem, quarta-feira (26), durante a 5º reunião do Conselho Superior – CONSUP, na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social – SEGUP, foram apresentados os novos cursos e palestras: II Curso de Formação Continuada de Docentes – Edição  EaD/2019; Curso de Mergulho Autônomo de resgate do Corpo de Bombeiros Militar do Pará – CBMPA e o Ciclo de Palestras de Prevenção de Acidentes Domésticos para as comunidades e escolas de Marituba e o lançamento do Manual de Técnicas de Algemação.

O Subtenente PM Nascimento que elaborou o manual de técnicas de algemação, apresentou o projeto e falou sobre a importância de produzir um material como este. “Existe uma lacuna muito grande com relação a essa ferramenta algema, nós temos excelentes instrutores, vários cursos, porém, na nossa pesquisa a gente não encontrou uma referência em todo Brasil, nenhuma fonte de consulta que pudesse sanar as nossas dúvidas. Então, a gente procurou pesquisar sobre a ferramenta e esses 18 meses de pesquisa nos propiciou a formatação desse manual, nele a gente faz uma padronização da algema para o serviço policial, dicas de como identificar uma algema, como fazer a manutenção. A pessoa passa a conhecer o instrumento e consequentemente potencializa a utilização da mesma”, disse o Subtenente.

A iniciativa e esforço dedicado para a produção desse material foi parabenizado pelos conselheiros presentes. O Diretor do IESP, Tenente Coronel BM Bentes, elogiou a ideia de expandir e mostrar os manuais feitos por nossos servidores. "Nos temos muitos profissionais competentes tanto na área da Polícia Militar, Bombeiro Militar e na Superintendência do Sistema Penitenciário – SUSIPE e por isso é tão importante mostrar esses trabalhos".

Durante a reunião foi apresentado também o projeto que visa realizar palestras sobre acidentes domésticos, destinados às escolas públicas e moradores de Marituba. O intuito do ciclo de palestras é prestar um serviço de informação, prevenção e capacitação para a comunidade, contribuindo assim para multiplicação de informações e agentes de prevenção.

        Reunião Consup      reunião CONSUP

 

Por: Adrielly Araújo