Ministro Sérgio Moro visita às forças de segurança pública no IESP

Ministro Sergio Moro em visita técnica no Iesp

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, acompanhado do governador do Estado, Helder Barbalho, do Secretário Nacional de Segurança Pública, general Guilherme Teófilo e do Secretário de Segurança Pública Estadual, Ualame Machado, realizaram visita técnica, na tarde de segunda-feira (07/10), no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), às forças tarefas de segurança pública que executam o projeto-piloto “Em frente Brasil” na cidade de Ananindeua.

Durante a cerimônia, o ministro cumprimentou todos os agentes de segurança pública e os demais da Força Nacional de Ostensividade, Jurídica e de Perícia. Sérgio Moro, parabenizou o estado do Pará pelos resultados positivos de regressão da violência e crimes na cidade de Ananindeua, e  enfatizou que conta com a dedicação dos agentes de segurança pública para o cumprimento do projeto de combate à criminalidade.

A reunião foi para alinhar as metas do programa “Em frente Brasil” e ressaltar a importância da atuação conjunta entre a Força Nacional e as forças de segurança pública do Estado, que juntas efetuam ações de policiamento ostensivo, preservação da ordem pública e a transformação da realidade social dos territórios. 

Dados - Diante dos resultados positivos na execução do projeto lançado pelo governo federal para o enfrentamento à criminalidade violenta em cinco cidades, uma em cada região do país, o Ministério da Justiça lançou um cronograma oficial de visitas técnicas as cidades contempladas, no norte em Ananindeua (PA), no nordeste em Paulista (PE), no Sudeste em Cariacica (ES), no Sul em São José dos Pinhais (PR) e no Centro-Oeste em Goiânia (GO).

Dentre as quais a cidade de Ananindeua, localizada na região metropolitana de Belém, que apresentou resultados significativos em 30 dias de aplicação do programa de combate à violência. Os crimes de feminicídio, latrocínio, homicídios e roubos registraram queda em comparação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados da Secretaria de Inteligência e Análise Criminal, vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), os crimes de homicídios apresentaram redução de 54%, roubos 20%, e feminicídios e latrocínio apresentaram queda de 100%.

Sobre o Em Frente Brasil

O Em Frente Brasil é um projeto piloto de enfrentamento à criminalidade violenta que consiste na articulação entre a União, os Estados e Municípios para a redução de crimes violentos - em especial os homicídios - com foco territorial em áreas de concentração desses indicadores. O objetivo é implementar um conjunto de ações multidisciplinares e transversais nas áreas de educação, esporte, lazer, cidadania, cultura, empreendedorismo e outras, a partir de diagnósticos locais que identifiquem os fatores socioeconômicos que tenham correlação com a incidência criminal, fundamentando-se nessas evidências a elaboração de planos integrados de ação com responsabilidades concretas para cada um dos três entes federados, com a proposição de indicadores e metas customizadas ao território.

O projeto foi desenhado a partir da análise de experiências nacionais e internacionais exitosas, buscando-se reunir os elementos comuns e alcançar, como resultado, não só a redução de crimes violentos, mas também a transformação socioeconômica do território com a anulação ou redução considerável dos fatores que estejam vinculados à incidência criminal.

Por: Adrielly Araújo

visita técnica ao iesp ministro Sérgio Moro      visita técnica ao iesp ministro Sérgio Moro

visita técnica ao iesp ministro Sérgio Moro      visita técnica ao iesp ministro Sérgio Moro

Ministro Sergio Moro        Governador Helder Barbalho

visita técnica ao iesp ministro Sérgio Moro      visita técnica ao iesp ministro Sérgio Moro

Visita Técnica (Força Nacional)      visita técnica ao iesp ministro Sérgio Moro