Inicia o Curso de Capacitação aos Órgãos do SIEDS e à Rede de Atendimento à Criança

26 de janeiro de 2021 0 Por Jonatas Lopes

O Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), em conjunto com a Diretoria de Prevenção a Violência e Criminalidade (DIPREV), realizará o Curso de Capacitação aos Órgãos do SIEDS e à Rede de Atendimento à Criança, nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano. A aula inaugural ocorreu na manhã desta terça-feira (19), no auditório do Instituto. O curso tem como objetivo capacitar servidores integrantes da rede de atendimento à criança, adolescente e mulher vítima de violência, frente ao TerPaz, tornando assim o serviço mais integrado e capacitado a atender a estas demandas de maneira mais humanizada.

Segundo Luciano de Oliveira, coordenador do eixo de segurança pública do Terpaz, a escolha dos temas surgiu devido à necessidade da população. “Foram feitas escutas, com nossos efetivos, profissionais da área e também a população, e a partir disso decidimos escolher esses temas, visto que precisamos descentralizar o atendimento das vítimas de violência para darmos a ela o atendimento inicial de qualidade até que ela chegue à delegacia especializada”, explicou.

Para o diretor de Prevenção Social da Violência e da Criminalidade, o Ten Cel Pm Jorge Luiz Aragão Silva, o atendimento do Sistema de Segurança Pública, apesar de ser qualificado, ainda carece de sensibilidade, e ressaltou a importância de melhorar a qualidade do serviço prestado neste primeiro atendimento, para que se evite aquilo que é chamado de “revitimização”. “Ela apanhou em casa e é maltratada quando procura o estado. Ela já vem com um trauma, e é essa sensibilidade que o profissional de segurança pública muitas vezes ele perde”, disse o diretor.

O curso possui carga horária de 15 h/a cada turma, e contará com a participação dos servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro, Guarda Municipal de Belém, Ananindeua e Marituba, SEDUC, Centro de Referência de Assistência Social de Belém, Ananindeua e Marituba, Secretarias Municipais de Belém, Ananindeua e Marituba e Conselhos Tutelares.