IESP FORMA 37 SERVIDORES EM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DE SEGURANÇA PÚBLICA

21 de outubro de 2021 0 Por adminiesp

O Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP) fez, na manhã da sexta-feira (15 de outubro – Dia do Professor), a solenidade de formatura da primeira turma do Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior em Segurança Pública com 37 servidores concluintes dos órgãos Integrados que compõe o sistema de segurança pública do Estado, além das Guardas Municipais dos municípios da região metropolitana de Belém, Castanhal, Marabá e Parauapebas.

A solenidade, realizada no auditório do Instituto, contou com participação do Coronel QOBM Antonio Bentes Diretor do IESP. Além do Coronel QOBM Helton Morais, Diretor da DIPREV/SEGUP, Coronel QOPM Marcelo Ronald Botelho – Chefe do Estado Maior Geral da PMPA, Coronel QOBM José Silva Júnior – Comandante Operacional do CBMPA, Sr. Paulo Cunha, Diretor da Escola de Administração Penitenciária e da Profª Drª Sônia Passos Coordenadora do Curso e do Ensino Superior, além de alunos, professores do curso, corpo técnico do Instituto e convidados.

Durante a solenidade, os três primeiros colocados da turma receberam menção especial na entrega dos certificados. Em primeiro lugar ficou a 2º Tenente QOBM Iara Santos, seguida pelo CB PM Marcelo Cleyton Cardoso do Nascimento, e terceiro lugar foi conquistado pela CB BM Aureliana de Brito Matoso.

Na solenidade também foram homenageados os docentes destaques do curso, Prof. CEL PM R/R Marcos Rocha, TEN CEL PM Leno Carmo e a Profª Natali Benassuly, e ainda os cinco trabalhos de conclusão de curso que mais se destacaram em termos de produção acadêmica, que foram os trabalhos dos alunos MAJ BM Arthur Arteaga Durans Vilacorta, 3º SGT BM Williams Souza da Silva , Waldilene Lisboa de Souza, Michelly Campos Gracindo Marques e GM Belém Lia Silvia da Silva Borges Moraes

O Diretor do IESP, CEL BM Bentes, registrou que : “Como a docência do ensino superior em segurança pública é algo muito próprio, nós aproveitamos e fomentamos está pós-graduação. Ela parte de algumas metodologias diversificadas pela formação dos policiais, bombeiros, guardas municipais e daí por diante. E nesse quesito, ela se faz importante dentro do Instituto”

O curso objetivou oferecer elementos conceituais sobre a prática pedagógica docente e de Gestão de Ensino em Segurança Pública , possibilitando a capacitação continuada interdisciplinar, transdisciplinar e transversal. O curso foi realizado pelo Instituto de Ensino de Ensino de Segurança do Pará – IESP no período de dez meses (novembro de 2020 a setembro de 2021), com carga horária total de 420 horas aula dividido em 13 disciplinas , e contou com a participação de 41 servidores do Sistema Integrado de Segurança Pública do Estado do Pará, perfazendo um total de 37 concluintes, das instituições : SEGUP/IESP, PMPA, CBMPA, PCPA, CPC Renato Chaves , DETRAN, Guardas municipais de Belém, Ananindeua, Marabá, Parauapebas e Castanhal, além da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Marituba.

Matéria feita por: Thais Costa e Fábio Wendell