IESP FORMA 36 NOVOS GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS DE ANANINDEUA

26 de abril de 2023 0 Por Jonatas Lopes

O Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP) realizou, na terça-feira (25/04), no auditório da instituição, a cerimônia de encerramento da turma do  Curso de formação dos Guardas Civis Municipais de Ananindeua (GCMA). O curso  foi executado através do convênio celebrado entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP), o IESP e a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Ananindeua, sendo realizado no IESP, no período de 27 de fevereiro a 20 de abril de 2023, totalizando 350 horas-aula e teve como objetivo proporcionar aos alunos conhecimentos, habilidades e atitudes para o exercício da profissão de guarda civil municipal, em conformidade com a legislação pertinente,  de forma a desenvolver adequadamente suas funções, dentro dos limites da lei, da ética e do absoluto respeito aos direitos humanos.

A cerimônia foi presidida pelo Senhor Ualame Fialho Machado – Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP) e contou com a presença dos senhores Arlindo Penha da Silva –  Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social de Ananindeua, CEL QOBM Antonio Bentes da Silva Filho – Diretor do IESP, Coronel QOBM Helton Charles Araújo Morais – Subcomandante Geral do CBMPA, Renata dos Santos Risuenho – Inspetora Geral da Guarda Civil de Ananindeua, TCEL QOPM Glauco Pereira Medeiros – Comandante da Academia de Polícia Militar e dos vereadores do município de Ananindeua, Pastor Aurélio e Zezinha Lima, bem como o corpo técnico do IESP e convidados.

Durante a cerimônia todos os concluintes receberam seus certificados das autoridades presentes. O aluno Raphael Monteiro Malcher, orador da turma, falou em seu discurso: “Só nós sabemos o quão foi difícil, pois é impossível não lembrar e não se emocionar com as batalhas que já enfrentamos. Foram dias de lutas e de glórias”.

A  Inspetora Geral da Guarda Civil de Ananindeua agradeceu  ao Secretário  Ualame Machado e demais às autoridades que compuseram a mesa, e falou do empenho dos discentes, a qual sentiu-se honrada em vê-los fardados.

O CEL Bentes, Diretor do IESP, durante sua fala destacou: “é importante a atuação da Guardas Civis Municipais para manutenção da segurança pública no âmbito do município de Ananindeua e que o IESP está disponível quando precisarem”.

O Secretário de Ananindeua, Arlindo Penha da Silva proferiu: “agradeço as autoridades presentes e reforço aos formandos a importância dos mesmos para sociedade, em especial a população do município de Ananindeua que vem em decréscimo da criminalidade”.

O Senhor Ualame Fialho Machado, Secretário de SEGUP, expôs: “o Estado tem investido no trabalho integrado de segurança pública nos municípios, em especial com apoio as guardas municipais, como parte do Sistema de Estado de Segurança Pública, e que os 36 novos guardas municipais irão somar com a força de segurança do município”.