IESP comemora o seu 21º aniversário de criação

23 de novembro de 2020 0 Por adminiesp

Fundado em 17 de novembro de 1999, o Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP) cumpre, desde sua criação, a missão de formar e capacitar profissionais de segurança pública e defesa social por meio do ensino, contribuindo ainda para a produção científica de políticas públicas voltadas à área de segurança. Em homenagem ao trabalho desempenhado pelo Instituto, foi realizado na tarde desta sexta-feira (20), no Plenário da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SEGUP), uma solenidade referente aos seus 21 anos de atividade.

Em seu discurso, o diretor do IESP, Cel. BM Antônio Bentes da Silva Filho, destacou os planos para o futuro do IESP em 2021, como a anunciação de novos cursos de ensino superior: o “Curso Superior de Tecnologia em Segurança no Trânsito”,  “Curso Superior de Tecnologia em Serviços Penais”, “Curso Superior de Tecnologia em Investigação e Perícia Judicial”, e o “Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública”, previsto para fevereiro ou março do ano que vem. Além disso, o diretor também pontuou o planejamento para reforma e ampliação da estrutura do campus, destacando o projeto de ampliação do Bloco C, o qual abriga muitas formações do Instituto. O diretor finalizou o discurso agradecendo aos agentes e servidores, pelo trabalho e colaboração com o IESP. “Gostaria de agradecer a todos aqueles agentes que colaboram na labuta no instituto. Os colegas do FISP, os colegas da Diprev, os colegas da Academia de Polícia Militar, da Academia de Polícia Civil, da Academia de Bombeiro Militar, da Escola de Administração Penitenciária, do NPC, que muito nos ajuda, pessoal do transporte, que nos ajuda demais, eu tenho certeza, e todos irão concordar comigo, sem a ajuda dos senhores nada disso estaria acontecendo ao Instituto. Muito obrigado pelo apoio e que Deus abençoe a todos”, concluiu o diretor Antônio Bentes.

Durante a cerimônia, como forma de agradecimento e reconhecimento pela colaboração de forma decisiva para o Instituto em ações integradas, foi entregue o “Diploma de Amigos do IESP”. Receberam o diploma: Sr. Cel Pm Alexandre Mascarenhas Dos Santos, Sr. Tcel Pm Ophir Duarte Mufarrej, Sr. Tcel Pm Jorge Luiz Aragão Silva, Sr. Tcel Pm Odiney De Souza Nogueira, Sra. Tcel Bm Alyne Giselle Camelo Louzeiro, Sr. João Cláudio Tupinambá Arroyo, Sr. Epc Arnaldino De Nazareth Freitas Junior, Sra. Aline Roberta Saavedra Da Silva, Sra. Luciana Cunha Da Silva, Sr. Carlos Alberto Tabosa Da Silva Júnior.

Além da entrega do diploma, também foram feitas honrarias aos servidores civis e militares, com a entrega da medalha de “Mérito de Ensino Integrado de Segurança”, que reconheceu autoridades que contribuíram de maneira relevante, e prestação de serviços ao IESP. Foram condecorados: Sr. Jarbas Vasconcelos Do Carmo, Sr. Romulo Rodovalho Gomes, Sr. Dpc Walter Resende De Almedida, Sr. Marcelo Lima Guedes, Sr. Celso Da Silva Mascarenhas, Sr. Armando Brasil Teixeira, Sr. Cel Pm Alan Ailton Da Silva Guimarães, Sr. Maj Bm William Rogério Souza Da Silva, Sr. Maj Pm Itamar Rogerio Pereira Gaudêncio, Sra. Waldilene Lisboa De Souza.

A solenidade encerrou com um coquetel especial em homenagem ao 21° aniversário do Instituto.

Desafios da pandemia

O ano de 2020 foi marcado para o IESP principalmente pelos desafios, reinvenção e adaptação do ensino, para atender as demandas de cuidados exigidos pela pandemia de COVID-19, e adotou o ensino a distância, como método de ensino, para que os discentes cumprissem o calendário acadêmico previsto. Vale lembrar que as atividades no campus foram paralisadas no dia 18 de março, retomando apenas no dia 8 de setembro, após autorização dos órgãos competentes. Visando sempre o bem estar e proteção dos alunos, professores e servidores, o Instituto adotou diversas medidas de segurança, como a divisão de alunos em maior número de salas, aumento no quadro de docentes, totens com álcool em gel 70% espalhados por toda extensão do campus e uso obrigatório de máscara e face shield.

O IESP

O Instituto de Ensino de Segurança do Pará – IESP é uma unidade de ensino com gestão própria e autônoma, mantida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social – SEGUP. Criado em 17 novembro de 1999, pela Lei no 6.257, tem como finalidade promover a formação e a qualificação de de profissionais dedicados às atividades de proteção dos cidadãos, à segurança e a riscos coletivos. O Instituto é composto por nove unidades acadêmicas, sendo: Academia de Polícia Civil (ACADEPOL), Academia de Polícia Militar (APM), Academia de Bombeiro Militar (ABM), Escola de Administração Penitenciária da Susipe (EAP), Centro de Formação Aperfeiçoamento e Especialização do Corpo de Bombeiros (CFAE), Centro de Formação de Praças da Polícia Militar (CFAP) e as Coordenadorias de Ensino Superior, Complementar e Profissional.