IESP PROMOVE SUA 1ª AÇÃO SAÚDE PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE TRANSTORNOS MENTAIS E PREVENÇÃO DE SUICÍDIOS DURANTE O “SETEMBRO AMARELO”

IESP PROMOVE SUA 1ª AÇÃO SAÚDE PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE TRANSTORNOS MENTAIS E PREVENÇÃO DE SUICÍDIOS DURANTE O “SETEMBRO AMARELO”

22 de setembro de 2023 0 Por Jonatas Lopes

O Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), por meio do seu Núcleo de Atenção à Saúde, realizou nesta sexta-feira (22/09) a “1ª AÇÃO SAÚDE DO IESP/SEGUP” com o propósito de conscientizar sobre transtornos mentais e prevenção de suicídios em apoio ao “Setembro Amarelo”, com presença de servidores do IESP, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiro Militar e da Polícia Civil.
O evento foi presidido pelo Diretor do IESP, CEL QOBM Antonio Bentes da Silva Filho, que começou o evento destacando a relevância da saúde mental e como sua falta tem um impacto direto no ambiente de trabalho.
A 1ª TEN QOSPM Masami Iida palestrou sobre “prevenção e pós-prevenção do suicídio”, destacando que a prevenção do suicídio se concentra em ações e estratégias destinadas a identificar e reduzir os fatores de risco que podem levar uma pessoa a considerar ou tentar o suicídio. Por sua vez, a “pós-prevenção do suicídio” refere-se às medidas e apoio oferecidos após uma tentativa de suicídio ou após o suicídio de alguém, incluindo apoio aos familiares e amigos afetados, entre outros.
O TCEL QOCBM Mário Brito palestrou sobre “Saúde mental e suicídio no ambiente de trablho”, em sua fala destacou “é importante criar um ambiente onde os servidores se sintam à vontade para buscar ajuda quando necessário, sem estigma ou discriminação”.
Após o encerramento das palestras, o Diretor do IESP fez a entrega de um certificado a 1ª TEN QOSPM Masami Iida e ao TCEL QOCBM Mário Brito em agradecimento pela instrução proferida no evento.
Num esforço conjunto para promover a conscientização sobre saúde mental e prevenção de suicídios, o IESP e junto com os demais órgãos que compõem a SEGUP demonstram o compromisso com o bem-estar dos servidores, enfatizando a necessidade trabalhamos para construir um futuro onde a saúde mental seja uma prioridade, livre de estigma e pronta para oferecer apoio quando necessário.